Ação: Liberdade de Imprensa

Ação: Liberdade de Imprensa

Liberdade de Imprensa | ICBEU Idiomas Uberaba MG | Embaixada Americana dos Estados Unidos

Comemorado em 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa está impulsionando atividades em todo o mundo com o objetivo de avançar o debate sobre os meios de comunicação. A data é inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos e tem o objetivo de evidenciar a necessidade de independência da mídia como princípio da democracia.

A liberdade de expressão é direito de suprema importância para que a sociedade possa conhecer e se defender de possíveis arbitrariedades cometidas pelo poder público. É condição primordial para que o Estado seja caracterizado como sendo democrático. Os direitos fundamentais possuem íntima vinculação com as noções de Estado de Direito e Constituição, uma vez que juntamente com a definição da forma de Estado, sistema de governo e organização do poder, integram a essência do Estado Constitucional.

Por esta razão, estes direitos exercem papel mais amplo que a simples limitação do poder estatal, tornando-se critério de legitimação da ordem constitucional. A liberdade de imprensa estabelece um ambiente no qual, sem censura ou medo, várias opiniões e ideologias podem ser manifestadas e contrapostas, ensejando um processo de formação do pensamento.

ICBEU Idiomas de Uberaba MG em parceria com a Embaixada Americana deseja promover esse movimento de conscientização aos nossos jovens.

Precisamos de promover um projeto que tem impacto em nossa comunidade.

Links de apoio:
Pronunciamento do Secretário Pompeu pelo Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
Link: https://br.usembassy.gov/pt/pronunciamento-do-secretario-pompeu-pelo-dia-internacional-da-liberdade-de-imprensa/

Representantes do Consulado Geral dos EUA falam para estudantes de jornalismo sobre o relacionamento do governo americano com a mídia
Link: https://br.usembassy.gov/pt/representantes-do-consulado-geral-dos-eua-rj-falam-sobre-jornalismo-na-uva/

Palestra Liberdade de Imprensa na Era Digital
Link: https://br.usembassy.gov/pt/palestra-liberdade-de-imprensa-na-era-digital/